iGADI Annual Report 2022-2023: Globalización e multipolaridade en tempos de Guerra

Comemoramos o Dia das Letras Galegas 2023 com a publicação da décima sexta edição do IGADI Annual Report

O IAR 2022-2023 “Globalização e multipolaridade em tempos de guerra” aborda as consequências de 15 meses de invasão da Ucrânia pela Rússia e os possíveis cenários futuros na sociedade internacional, marcados por um 2024 que começará em janeiro com as eleições em Taiwan.

O anuário conta com a participação de 12 investigadores e analistas, que da Galiza, Ucrânia, Índia, Brasil ou Japão, colocam a lupa aos principais acontecimentos globais de 2022 que estão a moldar 2023, bem como 2024 que temos no horizonte.

As consequências da Guerra atravessam as chaves para 2022 e as perspetivas para 2023-2024, tanto nas áreas geográficas (Ucrânia, Índia, Japão, Lusofonia e a vaga progressista e integração latino-americana) como nas áreas transversais (fim da globalização? , nova ordem econômica em marcha, pacifismo, biotecnologia, inteligência artificial e diásporas).

O IAR conclui com a identificação das Personagens do ano de 2022: Francia Márquez, Nancy Pelosi, Giorgia Melloni, Mahma Madi e Lula da Silva, que pretendemos distinguir pela ligação aos temas, chaves e perspetivas que apresentamos ao longo do relatório .

O IAR 22-23, anuário IGADI de relações internacionais e política global em galego, é publicado para acompanhar a homenagem a Paco Fernández del Riego e a celebração do Dia da Literatura Galega 2023.

Pode descarregar em galego aqui o Relatório Anual 2022-2023 do IGADI, que pelo décimo sexto ano conta com a colaboração da Secretaria Geral de Política Linguística da Xunta de Galicia.